hospedagem de sitesSe você deseja colocar uma página na internet, ela obrigatoriamente precisa estar hospedada em algum servidor. Atualmente, existem diversos tipos de hospedagens que você pode contratar.

Ambos cumprem a função de armazenamento de dados, contudo, eles possuem algumas diferenças primordiais que fazem toda a diferença. Antes de você escolher um pacote ou plano, é preciso saber exatamente quais as diferenças desses tipos de hospedagens.

Leia também:
O que é hospedagem de site
Dicas para escolher o plano de hospedagem

Além disso, é preciso ter em mente exatamente a quantidade de armazenamento que o seu site irá precisar. O ideal é, antes e colocar o seu site no ar, fazer um planejamento organizando todas as ideias do seu projeto para só então começar a criar a sua página.

Diferenças dos Tipos de Hospedagem

Se você deseja colocar uma página na internet, é preciso avaliar com calma os diversos tipos de hospedagem existentes. Cada opção oferece recursos diferenciados que podem se adequar melhor ao seu projeto. Por conta disso, avalie com calma cada uma delas.

  • Hospedagem Gratuita: Diversas empresas oferecem serviços de hospedagem de sites de forma gratuita. Contudo, esse tipo não é muito indicado, pois, geralmente os planos são muito limitados, oferecendo pouco armazenamento e limite de tráfego. 
  • Hospedagem Compartilhada: Dentre os diversos tipos de hospedagem de sites, esse é o mais utilizado no mercado. Nele, o seu site divide um mesmo servidor com diversos outras páginas na web.

A maior vantagem dessa opção é que ela é bem mais barata que as demais. Contudo, ela também oferece algumas limitações para quem gosta de ter mais controle sobre o seu armazenamento.

  • Hospedagem Dedicada: Nessa opção, o seu site terá um servidor exclusivo para ele. Além de ter uma capacidade de armazenamento muito maior, você pode gerenciar o se espaço de armazenagem com mais facilidade.

Contudo, essa opção, de modo geral, custa mais, pois você terá exclusividade em um servidor. Além disso, é essencial ter conhecimentos técnicos para que você possa configurá-lo da maneira correta.

  • Hospedagem em Cloud: Aqui, ao invés dos seus conteúdos ficarem armazenados em um único servidor, os dados ficam espalhados por diversas “máquinas virtuais”.

A grande vantagem dessa opção é a segurança, pois, caso aconteça algo um servidor, você não perderá todos os seus dados. A desvantagem, assim como a Hospedagem Dedicada, é o custo mais alto.

  • VPS: O Virtual Private Server é um tipo de Hospedagem Compartilhada um pouco diferenciada. Nele, os vários clientes dividem uma mesma máquina (hardware), mas possuem servidores virtuais separados.

Essa é uma excelente opção para quem busca um serviço de hospedagem mais privativo, mas, com um custo-benefício melhor. Nele você também consegue personalizar as configurações do seu servidor virtual.

Agora que você já sabe os tipos de hospedagens de sites existentes, é preciso pensar com calma antes de escolher uma delas. Leve em conta todo o espaço que o seu site precisa atualmente, mas, também, o que ele precisará no futuro. Lembre-se que quanto maior seu site fica mais espaço ele precisará.

Posso Hospedar meu site no meu próprio computador?

Sim, é possível transformar seu PC doméstico em um servidor para armazenar o seu site. A maneira para se fazer isso irá depender do seu sistema operacional. O Windows, por exemplo, possui um processo bem mais simples que o MAC e o Linux.

Contudo, apesar de ser possível transformar o seu computador em um servidor, essa opção não é muito indiada. Isso porque, armazenar um site exige muito espaço e processamento por parte da máquina. Além disso, ela precisa ficar ligada 24h por dia para que o seu site possa ser acessado.

Como escolher um tipo de hospedagem

É comum várias pessoas acabarem escolhendo um serviço de hospedagem inadequado por conta da pressa de querer colocar logo um site no ar. Contudo, essa é uma tarefa que deve ser feita com calma.

A sua hospedagem é um dos fatores mais importantes na hora de se colocar uma página na web. Isso porque, seu site dependerá desse servidor para conseguir ser acessado por qualquer pessoa ao redor do mundo, em qualquer hora do dia.

Antes de contratar um serviço do gênero, avalie bem os tipos de hospedagens, e os planos oferecidos por diversas empresas. Dessa maneira, você conseguirá escolher o mais adequado para que o seu site funcione com um bom desempenho.

...
carregando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui