WordPressSe você deseja criar um site na internet, é essencial que você saiba o que é o WordPress, para que ele serve e como usá-lo. A plataforma, que já existe há anos na rede, é um sistema de gerenciamento de conteúdo para web, ou CMS (Content Management System).

Ele serve, basicamente, como um criador de sites, portais, e-commerces e diferentes outros tipos de páginas para web, que utiliza a linguagem PHP, com um banco de dados MySQL. O principal objetivo do sistema é oferecer visuais profissionais, mas, bem fáceis de serem editados.

Com o WordPress, qualquer um que deseje criar um site pode fazer isso sem tem a mínima noção de programação e linguagem HTML, JavaScript, CSS e FTP. Ele possui uma vasta gama de layouts e plugins para melhorar o seu site sem a necessidade de um programador.

Provavelmente você não sabia, mas portais e sites bem conhecidos utilizam esse sistema de gerenciamento de conteúdo, tais como: G1 (notícias), Forbes (revista digital), CNN (emissora de TV), National Geographic (canal pago de TV) e Ford (Fabricante de carros).

Vantagens do WordPress

O WordPress possui uma série de benefícios e recursos que colocam a plataforma na frente de muitas outras do gênero. Não é à toa que um em cada quatro sites da internet utilizam o WordPress. Confira abaixo algumas das principais vantagens de usar o sistema:

  • Praticidade: Não é preciso ter nenhum conhecimento em programação para conseguir utilizar a ferramenta. Ela é extremamente intuitiva e permite que o usuário edite layouts, gerencie o conteúdo e monitore resultados de maneira fácil e prática.
  • Personalização: Mesmo sendo uma ferramenta gratuita, o WordPress permite que o administrador personalize uma série de recursos para deixar o site ainda mais bonito e agradável.

Por meio dos plugins, é possível inserir uma série de ferramentas no sistema, bem como no site, tais como: espaço para comentários, newsletter, loja virtual, botões de redes sociais, acompanhamento de visitações e etc.

  • Gerenciamento de usuários: Se você possui uma equipe para o seu site, é possível criar um usuário especifico para cada integrante. Além de você poder determinar o poder de cada um dentro da plataforma, é possível quais ações estão sendo feitas por cada usuário.

Essas são apenas algumas das vantagens de utilizar o WordPress como plataforma para o seu site. Além de ser muito intuitivo, ele oferece uma extensa gama de layouts responsivos, essenciais nessa Era de dispositivos mobile, ferramentas de SEO e muito mais.

Diferença do WordPress.com e do WordPress.org

É muito comum muitas pessoas confundirem o WordPress.com e o WordPress.org na hora de criar uma página na web, contudo, apesar deles terem uma mecânica bem parecida, ambos possuem características especificas que os tornam bem diferentes.

  • WordPress.com: Com essa plataforma é possível criar sites do zero, bem como hospedá-lo de forma gratuita e desenvolver um domínio próprio (também de graça), com o final wordpress.com.

Contudo, ele é considerado menos profissional, pois possui restrições de recursos. Além de você não poder instalar plugins, também não é possível modificar os códigos de programação do layout escolhido para o site.

  • WordPress.org: É considerado mais profissional que a versão anterior, pois permite que usuário utilize uma série de recursos para melhorar o desempenho e a qualidade de sua página na web.

Entretanto, para você conseguir acessá-lo, ele precisa ser instalado em um banco de dados, e, também, de um serviço de hospedagem um domínio pago.

Ambas as opções são bem excelentes para quem deseja criar uma página na web, contudo, é preciso verificar qual a melhor para o seu projeto. Pesquise bastante antes de optar por um dos dois sistemas de gerenciamento de conteúdo.

Como posso utilizar o WordPress?

O WordPress é uma ferramenta que oferece diversas opções para quem deseja ter uma página na web. É possível criar desde blogs, até lojas virtuais e portais de notícias, tudo vai depender da sua criatividade e força de vontade. Além de prática, a plataforma é bem intuitiva e versátil.

Se você não possui nenhum conhecimento em programação o WordPress é o sistema mais indicado para você criar a sua página na web. Solte a sua imaginação e comece hoje mesmo o seu projeto. Com bastante foco você com certeza conseguirá ter um site de sucesso.

...
carregando...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui