hospedagem de sitePara um site poder ser acessado na internet, precisa estar armazenado em algum lugar, nesse caso, um servidor, que nada mais é que um super computador. Logo, a hospedagem de sites é onde você “guarda” as informações de um site nesse servidor.

Dessa maneira, qualquer pessoa ao redor do mundo, em qualquer horário, poderá acessar o endereço eletrônico a partir de qualquer dispositivo com acesso a internet.

As empresas de hospedagem oferecem “espaços” dentro desses super computadores, para que todas as informações do seu site possam ser armazenadas sem qualquer perigo de extravio.

Escolher uma boa hospedagem de sites é essencial para que a sua página na web possa ficar no ar. Por conta disso, é essencial que você saiba quais são as opções existentes, e avalie qual é a mais adequada para o seu projeto.

Quais são os tipos de hospedagem de sites?

Antes de contratar um serviço de hospedagem de sites, é essencial saber os tipos mais comuns. Eles possuem características bem distintas e são indicados para diferentes tipos de sites.

  • Hospedagem Compartilhada: Nesse tipo de serviço, o seu site divide o espaço de um servidor com diversos outros sites. É a opção mais utilizada pela maioria dos sites na internet, pois, é mais fácil de ser utilizada e tem um custo menor.
  • Hospedagem Dedicada: Nessa opção, você terá um servidor totalmente dedicado apenas para o seu site, ou seja, ele será o único a utilizar o espaço de armazenamento e demais recursos deste servidor. Dessa maneira, é possível escolher as configurações mais adequadas para o seu projeto.

Contudo, além da hospedagem dedicada ser uma opção mais cara do que a de hospedagem compartilhada, é preciso ter certo conhecimento técnico para gerenciar e configurar o servidor.

Ambas as opções são oferecidas por diversas empresas de hospedagem na internet. Antes de escolher uma das opções, avalie qual é a demanda do seu projeto, seja ele um site, blog, loja virtual ou portal, para saber a mais adequada.

Existe hospedagem de sites grátis?

A resposta é sim, existem serviços gratuitos de hospedagem de sites. Geralmente, pessoas que estão pensando em colocar sua página no ar procuram logo essa opção, contudo, ela pode não ser a mais ideal para o seu projeto.

As empresas de hospedagem gratuita, em sua grande maioria, oferecem pouco espaço de armazenamento e tráfego, o que limita o desempenho do seu projeto. Mesmo que o seu site, em um primeiro momento, não precise de muito espaço, ele pode vir a necessitar de outros recursos, como processamento, dependendo da quantidade de acessos ou desempenho do site.

Por exemplo, atualmente, é essencial que a sua página na web seja responsiva, ou seja, que ela possa ser facilmente visualizada tanto em computadores, como, também, em dispositivos móveis.

Por conta disso, seu layout precisa ter um código que se adapte a diferentes plataformas, o que exige um desempenho maior do site, e, consequentemente, mais espaço de armazenamento no seu servidor.

O ideal é sempre fazer um investimento quando falamos de hospedagem de sites. Atualmente, existem diversas empresas que oferecem planos bem baratos para quem deseja colocar um site no ar. É possível contratar pacotes a partir de R$ 9,99 mensais. Porém, não escolha o primeiro plano que encontrar, é preciso verificar algumas informações antes de escolher um serviço de hospedagem.

Como escolher um serviço de hospedagem?

Agora que você já sabe o que é um serviço de hospedagem de sites, e para quê ele serve, é provável que você esteja se questionando sobre qual é o mais adequado para o se site.

Primeiramente, tenha em mente que existe uma gama muito diversificada de empresas e planos do gênero com características específicas. Logo, é preciso realizar uma ampla pesquisa antes de contratar esse tipo de serviço.

O ideal é que você faça um levantamento antes mesmo de começar a desenvolver o seu site. Tenha em mente que dependendo do tamanho dele, pacotes mais completos poderão ser necessários.

Além disso, procure opções que facilitem ao máximo o seu trabalho. Empresas que oferecem domínios, painel de controle (preferencialmente cPanel) e suporte 24h devem ser levadas com mais consideração na hora da escolha. Lembre-se que quanto menos você precisar se preocupar com aspectos técnicos, mais tempo você terá para o seu site.

Não tenha pressa de escolher um serviço de hospedagem de sites apenas para colocar a sua página mais rapidamente no ar. Tenha em mente que esse é um fator que irá afetar diretamente o desempenho e os resultados do seu projeto.

Não tem ideia de como escolher o plano de hospedagem? siga estas dicas de como escolher o plano de hospedagem.

...
carregando...

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui