dominioO domínio de site nada mais do que o endereço da sua página da web. É por meio dele que internautas que do mundo todo poderão acessar o seu portal, a qualquer hora do dia ou noite.

Esse tipo de URL foi criado justamente para facilitar a memorização por parte dos internautas. Sem ele, para conseguir acessar um site teríamos que digitar uma grande sequência de números, o que seria praticamente impossível de se lembrar.

Escolher um domínio adequado é essencial para que você consiga obter muitos visitantes. Ele deve ser objetivo e fácil de ser lembrado. Muitas pessoas comente o erro de criar endereços complexos, o que prejudica a busca do site em sites de busca.

Por conta disso, pense bem antes de escolher e comprar o seu domínio. Ele será o seu nome na internet, logo, crie algo que as pessoas possam lembrar e digital facilmente.

Diferença entre domínio e hospedagem

É muito comum pessoas que estão começando a pesquisar sobre como colocar um site no ar confundirem domínio com hospedagem, contudo, essas coisas são completamente diferentes.

Domínio é o seu endereço na web, ou seja, é como o seu site irá ser encontrado por internautas. Geralmente, você obtém a licença sobre ele pagando uma taxa anual. No Brasil, quem regulariza isso o é Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Registro.Br

Já a hospedagem é o local onde o seu site irá ficar “guardado”. Todas as informações da sua página ficarão armazenadas em um servidor, que nada mais é que um megacomputador.

Ambas as coisas são essenciais para que você consiga colocar um site no ar. Por conta disso, é importantíssimo que você faça um levantamento para avaliar quais as opções mais adequadas para o seu projeto.

Posso adquirir uma hospedagem junto com meu domínio?

Sim, é possível adquirir serviços de hospedagem e domínio de forma conjunta. Inclusive, existem muitas empresas de hospedagem que oferecem a opção de domínio gratuito para determinados pacotes.

Contudo, é preciso levar em conta as opções de término domínio. Por exemplo, o .com pode ser utilizado em todo o mundo. Mas existem opções para cada país, bem como para entidades específicas, como o .gov.í

Algumas empresas oferecer diversos tipos de términos, tais como .net, .org, .edu.br, .odo.br entre outros. O ideal é você avaliar qual se encaixa melhor na sua proposta.

Por exemplo, se você irá abrir uma página institucional para o seu consultório de odontologia, talvez o mais ideal seja ter um domínio que termine em .odo.br que é próprio para dentistas.

Agora, se a sua página será  um a loja virtual, talvez a opção mais indicada seja um domínio que termine em .com, pois, dessa maneira, fica mais fácil de qualquer pessoa ao redor do mundo localizar e acessar o seu e-commerce.

Se você vai contratar um pacote de hospedagem juntamente com um domínio pesquise bastante para ter certeza de qual é a melhor opção. Existem várias empresas que prestam esse serviço e que podem oferecer diversos planos.

Como registrar um domínio

Ao contrário do que muitos pensam registrar um domínio na internet não é uma tarefa complica. Em poucos minutos é possível adquirir o endereço eletrônico e já sincroniza-lo com um serviço de hospedagem. A plataforma mais indicada para você fazer essa tarefa é o Registro.Br.

  • Verificar a disponibilidade do domínio: O primeiro passo na hora de você registrar um domínio na internet é verificar se ele está disponível para uso. O próprio Registro.Br tem uma ferramenta que faz essa verificação.
  • Criar uma conta no Registro.Br: Se o domínio desejado estiver disponível, o próximo passo é criar uma conta no Registro.Br. Essa etapa é bem rápida, basta tem em mãos o seu CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica). O cadastro é feito em poucos minutos.
  • Escolher o melhor plano e pagar: O próximo passo é escolher o pacote mais adequado para você. O Registro.Br, por exemplo, oferece opções anuais e de dois e três anos.

Tenha sempre em mente que o domínio é o seu endereço na internet. Logo, ele precisa ser facilmente lembrado e achado pelos internautas. Seja o mais claro e objetivo possível na hora de registrar o seu domínio.

...
carregando...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui